O que é Hepatomegalia?
É uma inflamação que ocorre no fígado, deixando-o maior por conta de um inchaço. Geralmente isso ocorre por conta de outras doenças, como a insuficiência hepática.
O fígado é o segundo maior órgão do corpo, perdendo apenas para a pele. Ele costuma pesar entre 3 e 3,5kg e, mesmo que o órgão não altere no seu tamanho, problemas podem ocorrer. É importante ficar atento a ele, já que possui diversas funções no organismo.
A hepatomegalia ainda pode ser um sintoma de algum problema mais grave, como:
-Náuseas e vômitos (com ou sem sangue);
-Cansaço;
-Inchaço dos pés e pernas;
-Falta de ar;
-Perda de peso;
-Dor abdominal (geralmente no quadrante superior do lado direito do abdômen);
-Amarelamento da pele e dos olhos (icterícia).
Sintomas da Hepatomegalia
A hepatomegalia não costuma trazer sintomas no início da doença, pois o fígado não envia sinais ao cérebro sobre o problema. Se acontecer aumento no volume do fígado, pode ser que se torne sensível à palpação. Quando surgir algum sintoma, ele será caracterizado por desconforto abdominal e dor.
Além disso, vômitos, náuseas, inchaço e fadiga podem surgir na hepatomegalia. É importante, também, ficar atento à cor da urina e das fezes.
Diagnóstico
Os médicos especialistas responsáveis por cuidar de hepatomegalia são: gastroenterologista e clínico geral. Para determinar o diagnóstico, o médico pode fazer um teste de palpação para descobrir se o tamanho do fígado está alterado e as principais características do fígado.
Exames de sangue, imagem e biópsia são alguns dos exames solicitados. Há, ainda, exames que podem ser realizados para que o diagnóstico da hepatomegalia seja dado com precisão, eles são: ecografia do fígado, radiografia abdominal, tomografia computadorizada abdominal.
O exame de sangue:
Uma amostra de sangue pode ser feita para determinar o nível de enzimas hepáticas. Além de descobrir o nível das enzimas, vírus podem ser identificados.
Os exames de imagem:
A tomografia e o ultra-som são indicados para que o médico possa examinar o fígado.
Biópsia:
A biópsia é feita para coletar uma amostra do tecido do fígado para análise de laboratório. A biópsia é feita com uma agulha inserida através da pele e do fígado e que pode revelar um aumento do fígado.
Tratamento para Hepatomegalia
O tratamento da hepatomegalia varia de acordo com o diagnóstico e a causa da doença. Se o aumento do fígado ocorrer por conta de um câncer, a quimioterapia pode ser indicada. A doença pode ser tratada através de suplementos naturais, que são:
-Chaparral;
-Kava;
-Poejo;
-Têucrio;
-Celidônia;
-Algumas ervas chinesas, incluindo ma-huang;
-Cap;
-Valeriana.
Fonte: Minuto Saudável