Conheça mais sobre a especialidade que cuida das doenças do sangue

Presente em todo o corpo, poucos sabem que a medicina tem uma área dedicada apenas a ele. O sangue, assim como tudo que desempenha funções no organismo, também pode ser atingido por doenças, e o especialista que cuida desses problemas é o hematologista.

A hematologia é a área da medicina que estuda todos os componentes relacionados ao sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Além disso, esse especialista também investiga os órgãos onde ele é produzido, como a medula óssea, gânglios linfáticos e o baço.

As células do sangue possuem funções diferentes. Os glóbulos brancos ou leucócitos realizam a defesa do organismo, as plaquetas são responsáveis pela coagulação e os glóbulos vermelhos ou hemácias carregam proteínas para nutrir o corpo. Cada um deles possui uma quantidade considerada saudável no organismo, a falta ou excesso dessas células indicam que algo está errado. O hemograma é o exame que dá essas informações e, junto à avaliação clínica, é a principal ferramenta do hematologista.

Entre as doenças tratadas por este profissional, estão anemias, trombose, hemofilia, doença falciforme, entre outras. Porém, esta especialidade está intimamente ligada à oncologia, pois é ela que faz o diagnóstico e trata os cânceres linfoma, leucemia e mieloma.

O plano de tratamento para os casos malignos pode envolver quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea. Como problemas benignos desta área também podem surgir em pacientes com câncer, esse profissional dá suporte ao oncologista, garantindo maior segurança na prescrição dos medicamentos.

“O procedimento para todo paciente que chega ao consultório é o mesmo. Primeiro são avaliados os sintomas, que são, na maioria, cansaço, sonolência e palidez. Alguns ainda podem apresentar sangramento na gengiva ou presença de caroços palpáveis. Com o hemograma, é possível identificar perfeitamente se a doença é maligna ou benigna.” Drª Nádia Misael- Hematologista

 

Fonte: Oncotek