Após admitir que a capital maranhense passa por um surto de virose há pelo menos duas semanas, a secretária Municipal da Saúde, Helena Dualibe, informou que reforçou o atendimento médico nos postos de saúde e hospitais da capital. “Aumentamos o número de equipes no plantão noturno para que efetivamente a população seja melhor atendida”, disse a secretária.
Desde o início do período chuvoso a capital maranhense tem acompanhando um aumento expressivo no número de pessoas infectadas por viroses que deixaram os hospitais públicos e postos de saúde de São Luís lotados. Quem procurou atendimento médico teve que ter muita paciência.
O atendimento no Socorrinho, no bairro do São Francisco, por exemplo, subiu de 150 para 300 pacientes por dia nas últimas semanas. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 90% dos atendimentos são de pessoas com algum tipo de virose.
A médica Júlia Bacelar explicou que nesta época é comum aumentarem os casos de viroses por conta da mudança no clima. Ela alertou que neste período também crescem os casos de dengue que podem ser confundidos com viroses.