Aqui estão relacionados os temas que apresentam dúvidas e questionamentos, com suas respectativas informações mais comuns à Ouvidoria do laboratio São Luís. Outras consultas podem ser feitas pelo formulário de Contato.

Porque desprezar o primeiro jato de urina?

O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. A análise da urina jato médio tem o objetivo de avaliar as condições da urina que está longe da bexiga, e não na uretra. Portanto, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra.

Remédios interferem nos resultados de exames?

Alguns sim. Os antibióticos  e os antiinflamatórios, por exemplo,  interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. A aspirina (AAS, ácido acetilsalcilico) interfere nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, pode diminuir os valores totais de tiroxina ou T4, um dos hormônios da tiróide. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Somente seu médico poderá suspendera medicação em uso.

Pode fumar antes dos exames.

Não. O fumo pode elevar a concetração dos ácidos graxos, da adrenalina, do glicerol livre, da aldosterona, do cortisol, entre outros.

Pode beber água durante o jejum?

Sim, pois não quebra o jejum.

Pode tomar café antes da coleta de sangue?

Não. A cafeína pode induzir a liberação de epinefrina, que estimula elevação da glicose no sangue. Além disto, pode elevar a atividade da renina plasmática e a concetração de catecolaminas.

Podem-se realizar exames quando estou com gripe ou febre?

Sim. Alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre, para que o diagnóstico seja evidenciado, caso exista uma infecção, por exemplo.

Mestruação interfere nos exames?

Depende. No exame de urina, por exemplo. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Se o exame for de sangue,  pode-se realizar sem nenhum problema.

A ingestão de bebida alcoólica interfere no resultado dos exames?

Sim, especialmente o de triglicérides. Pequenas quantidades são suficientes para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

O jejum é para todos os exames?

Não. O tempo de jejum varia de acordo com o exame. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e triglicérides exigem que você fique várias horas sem comer.

O esforço físico pode alterar o resultado dos exames?

O esforço físico pode causar aumento da atividade sérica de algumas enzimas, como a creatinoquinase (CPK), a aldolase e a aspartato aminotransferase (TGO), pelo aumento da liberação celular.

O que é antibiograma?

Antibiograma é um exame cuja finalidade é verificar quais são os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria detectada na amostra analisada. Por este teste, ficamos sabendo a quais antibióticos a bacteria é sensível, ou seja, será "atacada" pelo antibiótico.